Qual é a ordem de cortejo do casamento?

Existe um protocolo comum, mas o casal tem total liberdade de alterar como preferir

0
63

Depois de todos os planejamentos para o seu grande dia, lugar, decoração, vestido, buffet, iluminação… ufa! Está na hora de pensar no cortejo, mas antes de qualquer coisa, você sabe o que ele é? Nada mais é do que a ordem de entrada e saída do noivo, padrinhos e madrinhas, daminhas, pajens e noiva durante a cerimônia. É de extrema importância para a organização do seu dia especial, mas afinal, qual é a ordem de cortejo do casamento?

É normal ter dúvidas em relação ao momento de entrada de cada convidado na cerimonia, e também, todos os detalhes do casamento podem ser alterados pelos noivos. O dia especial é de vocês, então deve ser do jeitinho do casal. Caso não tenha nenhum protocolo da instituição religiosa, os noivos podem alterar a ordem tradicional.

 

Pinterest

 

A Celebrantes Events trouxe o protocolo mais usado, para te ajudar com qual é a ordem de cortejo do casamento, confira!

Cortejo de entrada

  1. Noivo com a Mãe
  2. Mãe da Noiva com Pai do Noivo
  3. Padrinhos e Madrinhas
  4. Daminhas e Pajens
  5. Noiva e Pai da Noiva
  6. Porta alianças

 

Normalmente, o noivo entra acompanhado da mãe, do lado esquerdo. Em seguida o pai do noivo com a mãe da noiva. No momento dos padrinhos, é intercalado um casal de padrinhos da noiva e, em seguida, um casal de padrinhos do noivo e assim por diante. Os padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.

Para anunciar a entrada da noiva, as daminhas entram e se posicionam em um lugar reservado para elas.

E por fim, a entrada da noiva, pode ser só com o pai, que deve ficar ao lado esquerdo, ou dos pais.

Música de entrada

O noivo pode ter uma música exclusiva para a sua entrada ou pode usar a mesma dos padrinhos. Já a noiva tem que ter uma música exclusiva só para ela, não obrigatoriamente precisa ser a marcha nupcial, ela pode escolher uma que faça sentido para o casal.

Cortejo de saída

Na saída da cerimônia, o cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos que podem estar esperando a tradicional chuva de arroz para desejar toda sorte do mundo ao casal, ou qualquer outra ideia que vocês desejem.

Veja também 5 tendências de lembrancinhas para casamento

Facebook

Instagram

 

 

GOSTOU DESTE ARTIGO? DEIXE UM COMENTÁRIO

Entre com seu comentário
Entre com seu nome aqui